Pandemia

Bagé prepara novas ações de combate à Covid-19

Barreiras sanitárias voltam a ser instaladas nesta segunda-feira, inclusive com testagem de passageiros de veículos com placas de Dom Pedrito

Duas ações preventivas passam a ser desencadeadas em Bagé, a partir desta segunda-feira (18), para barrar a disseminação do novo coronavírus. As barreiras sanitárias serão restabelecidas nos acessos à cidade, com apoio de equipes do Exército. Detalhe: todos os ocupantes de veículos com placas de Dom Pedrito - onde a Covid-19 apareceu com força nos últimos dias - passarão por teste rápido. A testagem também começará a ser adotada, por amostragem, no comércio.

Os anúncios foram feitos em coletiva à imprensa. "Temos tomado ações rápidas e imediatas para enfrentar este terrível vírus e conseguimos reverter o jogo", enfatizou o prefeito Divaldo Lara (PTB). A confirmação de mais dois casos da doença - em um total, agora, de 35 infectados - não irá alterar as medidas de flexibilização do horário do comércio implementadas na última sexta-feira; garante o chefe do Executivo.

O 34° caso é o de uma criança que faz tratamento para outro problema de saúde em Santa Maria, contaminou-se por lá e permanece hospitalizada em Santa Maria. A situação, entretanto, entra para as estatísticas de Bagé, porque leva-se em conta o município de moradia do infectado.

Já o 35° caso envolve um caminhoneiro, que passa bem, recebeu alta hospitalar e está em isolamento domiciliar. Integrantes da família foram testados e os resultados deram negativo. O desafio das equipes de Vigilância Epidemiológica é identificar se o contágio ocorreu dentro ou fora de Bagé. "Entendemos que está situação está controlada, mapeada e testada", reforçou o prefeito.

O fato de a cidade, que já foi a segunda do Estado em número de casos - no final do mês de março -, hoje estar na 24ª posição é motivo de destaque. Os indicadores são extremamente positivos: nenhuma morte foi registrada. Não há respiradores ligados nem leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19 ocupados. O Hospital de Campanha, com 50 vagas, também segue sem uso.

Saiba mais detalhes das ações que estão por vir 
- Barreiras sanitárias nos acessos à cidade: A preocupação principal, hoje, é com o cenário de municípios vizinhos. Todos os veículos que entrarem na cidade, portanto, serão desinfectados. As equipes da Secretaria de Saúde e do Exército também irão oferecer vacinação contra a gripe, com alvo voltado aos grupos de risco.
Os motoristas e passageiros de veículos com placas de Dom Pedrito deverão fazer teste rápido. Também haverá medição de temperatura. O trabalho se iniciará nesta segunda-feira.

- Vacinação contra gripe e testes-rápidos da Covid-19 estendidos para outros públicos: Trabalhadores de mercados e professores passarão a ser os próximos contemplados com a vacinação contra a gripe. Testes rápidos para identificação do novo coronavírus passarão a ser feitos, por amostragem, no comércio da cidade. Outros cerca de cem testes serão distribuídos para a Santa Casa, para que o hospital possa aplicar tanto em funcionários quanto em pacientes que derem entrada pelo Pronto Atendimento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apenas uma aposta leva prêmio de R$ 101,1 milhões da Mega Anterior

Apenas uma aposta leva prêmio de R$ 101,1 milhões da Mega

Teste do vice-presidente para Covid-19 dá negativo Próximo

Teste do vice-presidente para Covid-19 dá negativo

Deixe seu comentário